31/12/2011

Pernil


Olá a todos, como foram de Natal?
Na ceia de Natal preparei um pernil. Segue a receita:
Tempere o pernil com: alho, cebola, suco de limão, sal, folha de louro, orégano. Bata no liquidificador com um pouco de água. Coloque o pernil dentro de um saco plástico e deixe de um dia para outro dentro desse caldo.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno brando para assar. Deixe assando coberto por 2 horas depois descubra e deixe assar para corar regando sempre com o próprio caldo dele.


Bombons


Com o Natal chegando resolvi fazer alguns bombons para dar de presente. Fiz bombons de 4 sabores diferentes! Confiram a receita: 

Ingredientes:
Leite Condensado
Manteiga
Chocolate em barra meio amargo
Recheio: damasco, banana passas, nozes, brigadeiro (entre outros que preferirem)

Modo de Preparo:
Leve ao fogo o leite condensado com a manteiga ao fogo até virar um brigadeiro. Depois misture o recheio com o que quiser. Espere esfriar e faça bolinhas (do tamanho que desejar) e leve à geladeira por 30 minutos. Derreta o chocolate aos poucos e vá banhando as bolinhas, ponha para escorrer em papel manteiga até secar.



11/10/2011

Matéria sobre: Pipoca

Muitas pessoas abominam a pipoca do cardápio por acreditarem que ela é um veneno repleto de sal, gordura e uma imensidão de calorias. Mas especialistas apontam que a pipoca é um alimento que pode ser muito útil à saúde, se preparado com certos cuidados e ingerido em condições favoráveis. Nutricionistas explicam que os nutrientes do milho são preservados mesmo quando o grão estoura em altas temperaturas. Entre outros benefícios observados, a pipoca promove melhor funcionamento intestinal, já que uma única porção tem cinco vezes mais fibras, se comparada com a mesma quantidade, em gramas, de alface, por exemplo. Mas o efeito digestivo só acontece se o consumo for acompanhado de algum líquido, de preferência água ou suco, evitando os refrigerantes.


Como num passe de mágica, o grão duríssimo se transforma em um floco branco e macio. Nesse novo e irresistível formato, uma substância chama a atenção dos experts em saúde: o amido resistente. Esse carboidrato passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose. Quem ganha com isso? Quem está no grupo de risco do diabete tipo 2, como sugerem os especialistas.Além disso, de acordo com essa pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, os salgados feitos à base de grãos (como a pipoca) e alguns cereais matinais contêm uma grande quantidade de substâncias antioxidantes chamadas polifenóis. Essas substâncias são encontradas nas frutas e legumes e reduzem o risco de doença cardíaca, câncer e outras doenças. Também há indicações na comunidade científica de que essas substâncias antioxidantes presentes na pipoca favorecem a prevenção ao câncer.

Como fazer uma pipoca saudável?
Pra fazer uma pipoca mais saudável em sua casa, não precisa esparramar o óleo na panela. É só colocar quatro ou cinco gotas para estourar os milhos. Vale aquecer o óleo primeiro na panela e depois colocar o milho. Ele estoura mais rápido.É bom lembrar que a margarina e a manteiga não são indicadas porque saturam mais rápido que o óleo. Quanto mais saturada, pior para nossa saúde devido à gordura trans. Se for consumir a de micro-ondas, prefira as sem sabores, que têm menos sódio.Agora você não vai pensar duas vezes antes de comer pipocas no cinema com medo de engordar. Afinal, elas ajudam ao seu coração. De todos os salgados analisados, as pipocas são os que contêm mais benefícios. Claro se consumir com moderação.

20/09/2011

Para fazer um comentário

Algumas pessoas me falaram que estão com dificuldade ao comentar uma receita. É muito simples, basta seguir o passo a passo:

  1. Ao final de cada post (receita) tem um link escrito: 0 comentários
  2. Clique nele e aparecerá Postar um comentário com um retângulo para você escrever seu recado.
  3. Depois de escrito, abaixo do retângulo tem Comentar como:
  4. Na setinha ao lado você seleciona Nome/URL.
  5. Vai abrir uma janela e basta preencher o seu nome e colocar continuar.
  6. Finalmente, clique em Postar comentário.

Gostaria de aproveitar e agradecer a todos os comentários que recebi e as visitas também.

15/09/2011

Pizza enrolada





 Ingredientes:
250g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
15g de fermento biológico fresco
Água o suficiente até dar o ponto (+/- 130ml)
100 ml de molho de tomate
200g de queijo mussarela ralado
200g de presunto picado
Orégano a gosto
Óleo para untar a massa
1 ovo batido para pincelar


Modo de fazer:
1º - Numa tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal e misture bem e reserve.
2º - À parte dissolva o fermento biológico fresco em +/- 130ml de água (quantidade suficiente para dar o ponto) e adicione na mistura de farinha (reservada acima). Misture até obter uma massa homogênea.
3º - Numa superfície polvilhada com farinha, coloque a massa e sove até que fique lisa e elástica. Deixe crescer numa tigela untada com óleo, coberta com um pano ou saco plástico, por 1 hora ou até dobrar de volume.
4º - Volte a massa para a superfície enfarinhada e abra-a com um rolo até obter um retângulo de mais ou menos 30x40cm e espalhe o molho de tomate.
5º - Numa tigela misture o queijo mussarela ralado, o presunto picado e orégano a gosto e distribua sobre a massa. Enrole a massa (pelo lado maior). Para colar a ponta da massa pincele 1 ovo batido e grude a ponta no rocambole. Corte 14 fatias com 2 cm de espessura cada.
DICA: experimente acrescentar no recheio calabresa fatiada e refogada.
6º - Numa assadeira untada e enfarinhada, coloque as fatias separadamente e leve ao forno pré-aquecido moderado (170ºC) por 30 minutos ou até que estejam douradas. Sirva as fatias de pizza enrolada quentes.

OBS: diferente de uma pizza comum que precisa de alta temperatura para assar a massa, esta receita precisa de forno médio para não queimar o recheio e a massa (por dentro) ficar assada.

Depoimento do marido



"Eu, Sergio de Castro Pungirum, sou fã de carteirinha da Lilia. Sou suspeito para falar dela e da comida que ela faz, por ser o seu marido.
Mas gostaria de dizer que acho ela uma artista na área da culinária! Ela é muito caprichosa, talentosa e praticamente brinca e manipula os ingredientes, dando um sabor incomparável e colocando muitas cozinheiras no chão.
O segredo dela está principalmente no uso do alho e da cebola, entre outros que naturalmente eu não posso revelar.
Se eu fosse falar todas as qualidades dela iria ocupar essa pagina inteira rss. Enfim, gostaria de realçar que ela faz isso tudo com naturalidade, parece ser um dom de Deus!
E brevemente estarei relatando a força/incentivo que eu dei no passado quando eramos solteiros. Não fiquem ansiosos, não demorarei a postar o que aconteceu..."



Pastel Português




Ingredientes:
2 xícaras de leite
1 colher de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
Sal

Modo de fazer:
Leve ao fogo os ingredientes e faça um angu duro. Deixe esfriar. Sove bem a massa e abra-a, aos pedacinhos, enolando os pasteizinhos com o recheio que preferir (carne, frango, bacalhau, milho, etc.). Passe-os no ovo batido, em seguida na farinha de pão e frite no óleo quente.




Couve-flor à milanesa

Ingredientes:
01 couve-flor
04 colheres (sopa) farinha de trigo
01 prato (sobremesa) queijo de Minas ralado e curado
02 ovos
1/2 copo de leite
01 pitada de pó royal
01 cebola
Sal, cheiro verde e pimenta do reino

Modo de fazer:
01- cozinhar a couve-flor picada, com sal.
Em seguida, deixá-la esfriar no escorredor de macarrão.
02 - Fazer um creme: ovos inteiros, temperos, queijo ralado, farinha de trigo, leite e o pó royal.
03 - Passar a couve-flor no creme e fritar em óleo temperado.



14/09/2011

Panqueca





Ingredientes:
1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
2 ovos inteiros
Sal
1 colher (chá) de pó royal.
Leve os ingredientes acima ao liquidificador e bata. Passe óleo na frigideira, apenas que dê para untar somente. Deixe aquecer em fogo brando. Coloque na frigideira uma concha cheia de massa, deixe por uns minutos para cozinhar. Vire a panqueca, com jeito para não quebrar. Deixe cozinhar de outro lado, sempre em fogo brando. Retire e enrole com o recheio de sua preferência ou com uma salsicha inteira. Coloque as panquecas numa travessa, polvilhe com molho de tomates e queijo ralado. Leve ao forno só para derreter o queijo.




Pavê Sonho de Valsa

Hmmm, essa receita é uma delícia.


1ª camada:
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite
2 gemas
1 colher de maisena
Levar ao fogo para engrossar
Despejar em um pirex e deixar esfriar

2ª camada:
Espalhar 10 bombons Sonhos de Valsa picados

3ª camada (Iniciar em panela separada):
1 xícara de leite
1 1/2 xícara (chá) de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de açúcar
Levar ao fogo para engrossar
Jogar em cima da 2ª camada

4ª camada:
3 claras em neve
3 colheres de açúcar
2 caixas de creme de leite 200g
Bater as claras em neve e o açúcar e em seguida misturar o creme de leite. Armar as camadas em pirex. Levar ao congelador. Retirar antes para servir.

Os 8 erros cometidos na cozinha

Meu marido recebeu um email de um amigo com umas dicas muito interessantes. Vale a pena ler:

Os 8 erros cometidos na cozinha (Combater velhos hábitos é preciso)

1° erro:
Lavar as carnes debaixo da torneira.

Primeiro, você perde nutrientes.
A carne fica esbranquiçada.
Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.
DEIXAR CARNE (FRANGO/PEIXE) DESCONGELANDO (COM ÁGUA OU SEM) NA PIA, QUE HORROR! SOMENTE AS BACTÉRIAS VÃO ADORAR.
==================================
2° erro:
Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero.


O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja.
Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente.
O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de detergente em um litro de água.
==========================================
3° erro:
Usar tábua de carne de madeira.


Na tábua de madeira as bactérias ficam te aplaudindo!
Tábua tem que ser de plástico ou vidro.
==============================
4° erro:
Sobre guardar comida quente na geladeira.


Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa...
Não há erro em guardar comida quente na geladeira.
O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.
Porém...
========================================
5° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado.


O ar frio vai bater na tampa.
Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar!
Então, coloque tudo destampado.
Depois de duas horas você pode fechar.
 
=========================================
6° erro:
Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.


As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos, um de cada lado.
Sai leite condensado por um lado mas, pelo outro, entra uma porção de bactérias.
Abra a lata inteira e passe o leite condensado para um recipiente 
que pode ser de plástico ou de vidro.
Sirva sempre com uma colher; depois tampe e guarde na geladeira.
=======================================
7° erro:
Ignorar as formigas.


Quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas.
Você provavelmente não se importaria se encontrasse 
uma formiguinha em cima do seu bolo, não é?
Doutor Bactéria: 
E se fosse uma barata?
Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.
Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Marina: Sumiu.
Doutor Bactéria: Quem levou?
Marina: As formigas.
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É, né?
Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata.
Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.
===========================================
8° erro:
Soprar velinhas do bolo de aniversário.


Este é um 
péssimo mau hábito.
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva.
Essas bactérias produzem uma toxina que podem ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vomito e mal-estar.
Evite, também, deixar o bolo fora da geladeira.

12/07/2011

Filé de frango empanado




Ingredientes
Filé de frango
Tempero de sal com alho
Limão
Pimenta do reino a gosto

Massa
½ xícara (chá) de maisena
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 ovo
¼ de xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo
Tempere os files de frango. Reserve.
Massa: Misture a maisena com a farinha de trigo o fermento e o sal. Adicione o ovo o óleo e o leite. Misture ate ficar bem homogênea. Passe os filés de frango reservados na massa, cobrindo bem. Frite em bastante óleo não muito quente. Mantenha o fogo baixo e deixe ate dourar bem dos dois lados. Escorra sobre papel absorvente e sirva quente.



11/07/2011

Bombom fechado e aberto de morango







Bombom fechado


Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de manteiga
2 barras de chocolate (180g) meio amargo
10 morangos

Modo de preparo
   Higienize e lave os morangos. Seque-os e corte as folhas deixando o talo (para que não solte água da fruta).
  Faça um brigadeiro com o leite condensado e manteiga. Derreta o chocolate no microondas.
  Envolva o morango no brigadeiro, leve à geladeira por 20 minutos. Depois banhe no chocolate derretido. Retire com um garfo bem fino e deixe secar em papel manteiga.




Bombom fechado









Ingredientes:
1 caixa de morango
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 barra (180g) de chocolate meio amargo





Modo de preparo:
  Lave bem os morangos, pique e deixe escorrer e secar bem. Numa panela, coloque o leite condensado e 1 colher (sopa) de manteiga e deixe cozinhar até dar o ponto de brigadeiro. Depois de pronto, reserve. Em banho maria, derreta o chocolate, quando o mesmo estiver derretido acrescente o creme de leite e a manteiga. Misture bem até ficar um creme homogêneo.
  Para montar, utilize um pirex de tamanho médio e coloque os morangos, depois acrescente o brigadeiro branco e por último, para cobrir, o chocolate, que ainda tem que estar mole. Leve à geladeira por umas 4 horas antes de servir.




Torta de Palmito


Essa torta é uma receita da minha sogra e tem anos que eu faço ela aqui em casa. Eles amam a receita e sempre me pedem pra fazer. Vale a pena fazer!


Massa
Peneire 1 ½ xícara de maisena, 1 ½ xícara de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (café) de fermento em pó, 1 xícara de óleo, ¼ xícara de leite.
Junte todos os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma bola. Deixe descansar durante 30 minutos.

Recheio
Refogue 1 cebola, alho e sal, ¼ xícara de óleo, adicione 4 tomates sem pele e sementes, 1 lata de palmito picado.
Refogue durante 15 minutos. Junte 2 xícaras de leite (frio) e misture 2 colheres (sopa) de maisena. Cozinhe mexendo até engrossar. Acrescente azeitonas pretas e ovos cozidos picados.

Modo de montar
Estenda 2/3 da massa em espessura fina num pirex. Coloque todo o recheio. Cubra com o restante da massa e pincele com gema. Forno moderado.



25/01/2011

Biscoito Frito ou Bolinho de Chuva

Esta receita é super prática e é uma delícia para um lanche da tarde ;D

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Farinha de trigo até dar o ponto de enrolar.

Modo de preparo:
Misture tudo e modele os biscoitos com a massa. Frite e depois passe no açúcar com canela.



19/01/2011

1ª Receita Saindo do Forno: Quibe Assado



Ingredientes:
1 pacote de trigo para quibe (escalde o trigo com água quente e deixe de molho por 1 hora)
1/2 kg de carne moída
7 fatias de presunto
7 fatias de mussarela (pode ser toda ralada)
2 colheres de maionese
1 pacote de creme de cebola
Pouco sal
1 cebola bem picadinha


Modo de preparo:
Misture tudo. Forre um tabuleiro com uma camada de mussarela e presunto.
Termine com uma camada de massa de trigo. Unte o tabuleiro com azeite.
Faça cortes na massa e regue o azeite por cima. Leve para assar.